O Arcebispo da Guatemala, Cardeal Rodolfo Quezada Toruño, lamentou o assassinato de três crianças durante o fim de semana.

Em sua homilia dominical, o Cardeal assinalou que "a violência se apoderou da alma dos guatemaltecos", precisou que este flagelo se manifesta em todos os âmbitos da sociedade e fez um chamado para que no país imperem a lei e a justiça.

Os menores, identificados como Luis Javier Moraless, de 13 anos, David España Castillo, também de 13, e Otto Baltasar Pérez, de 12, foram assassinados a tiros em frente a uma casa do bairro A União, da zona 10 do município de Mixco.

De acordo com a ONG Casa Alianza, a cada mês se cometem homicídios de crianças e jovens e um terço destas mortes correspondem a menores de 18 anos.

A Procuradoria dos Direitos humanos afirma que no ano passado foram assassinados 412 crianças e adolescentes. Organizações civis atribuem este clima de violência ao crime organizado, o narcotráfico, as gangues juvenis, entre outras causas.

Segundo os registros da Divisão de Operações da Polícia Nacional Civil, nos seis primeiros meses do ano ocorreram três mil e 59 crimes na Guatemala. A violência é agora a principal preocupação dos guatemaltecos, acima das econômicas.