Os materiais empregados na construção do altar em que o Papa Bento XVI presidiu as atividades finais do V Encontro Mundial das Famílias (EMF Valência 2006) nos dias 8 e 9 de julho, serão reutilizados na construção de igrejas e escolas para crianças de famílias sem recursos no Peru.

Conforme informou o semanário diocesano Paraula, os mais de sete mil metros quadrados de madeira e diversos jogos de lonas procedentes do altar, as tribunas e estrados da coroa do cenário que foi localizado sobre a Ponte de Monteolivete serão enviados à Fundação para o Desenvolvimento Integral dos Povos, instituição que há mais de três décadas desenvolve trabalhos de evangelização e promoção humana no Peru com a construção de centros educativos a partir da reciclagem de materiais em desuso.

Com estes recursos, conforme indicaram suas fontes, a Fundação planeja construir colégios para crianças bem como oficinas escola para adultos "que permitam seu acesso ao mercado de trabalho", assim como Igrejas.

Até a data, os materiais foram já retirados pelos operários que desmontaram o altar e foram enviados a Madri, de onde partirão para o Peru. A fundação impulsora do projeto para a reutilização do altar papal contou com a colaboração dos operários e os chefes de obra encarregados da construção do cenário do V EMF Valência 2006 assim como da organização, informa a agência AVAN.