O Bispo de Asidonia-Jerez e Presidente da Comissão Episcopal de Meios de comunicação da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), Dom Juan del Rio, disse que os jornalistas católicos não só devem ser profissionais mas também fiéis à fé e não ser "temerosos nem complexados" diante do imperante ambiente contrário ao cristianismo.

Assim afirmou Dom Del Rio durante sua conferência "Jornais e jornalistas católicos em nossa história" no marco do curso de verão "Angel Herrera Oria, jornalista", organizado pela Associação Católica de Propagandistas e a Universidade CEU San Pablo no Seminário de Monte Corbán (Santander).

Dom Del Rio indicou que "a Igreja sempre pretendeu que a imprensa fosse um caminho para a verdade, a justiça e a paz entre os povos, e que seus trabalhadores sejam profissionais, honestos e fiéis à fé", por isso pediu que "não se intimidem nem se acovardem em seu trabalho diário e que, frente à 'cristofobia', não sejam temerosos nem se complexem".

Por outro lado, o Prelado qualificou de "muito positiva" a cobertura dos meios de comunicação da visita do Papa Bento XVI a Valência para o encerramento do V Encontro Mundial das Famílias.

"Acredito que (a cobertura) foi muito positiva. As televisões, Canal 9 e TVE fizeram bem. Na imprensa escrita houve algum que outro crítico 'come-curas' e colunistas faltos de idéias que sempre se metem com a Igreja, mas em linhas gerais o balanço foi muito bom", afirmou o Bispo.