O Arcebispo do Santiago da Compostela, Dom. Julián Bairro, declarou que a Igreja não pretende que se volte para um Estado confessional, mas sim busca oferecer sua "colaboração" em política, posto que este tipo de relação entre ambas as realidades não é "incompatível".

"Não pedimos voltar para formas do Estado confessional, era só o que faltava", disse Dom. Bairro, precisando que, "por lógica, a colaboração entre a comunidade eclesiástica e a política não são incompatíveis, mas sim justamente o contrário".

A Igreja pode contribuir de forma "muito valiosa" na construção da Europa promovendo “valores universais”, posto que, "se perder a referência de suas raízes cristãs, não irá muito longe".

Dom. Bairro fez estas declarações com motivo da Peregrinação Européia de Jovens (PEJ’2004) que reuniu em Santiago desde a quinta-feira passada e até o domingo,  mais de 30 mil jovens.

O Arcebispo insistiu em que a Igreja deseja contribuir para a construção de uma Europa que seja "promotora de valores universais" e se tome consciência de que o Evangelho “não vai contra ninguém”, e sim “a favor de todos”.

Neste sentido, afirmou que a Igreja não pretende “impor a ninguém” a fé, “e sim propô-la” como base de um "diálogo" para contribuir "a essa realidade de um projeto da nova a Europa".

Por último, Dom. Bairro assegurou que os jovens participantes da PEJ’2004 são "muito conscientes" da necessidade de que "Europa não perca essa referência de suas raízes cristãs". Com este evento se pretendeu fazer "memória e as recuperar" e que sejam os jovens “conscientes” do “legado cristão recebido e conquistem esta herança em um momento de incerteza cultural, antropológica, ética e espiritual”.