O serviço jurídico da plataforma civil HazteOir.org (HO) apresentou uma denúncia contra a cavalgada do Orgulho Gay 2006 e a campanha criminalizadora empreendida há algumas semanas pela "Federação Estatal de Lésbicas, Gays, Transexuais e Bissexuais" (FELGT) por ofender o sentimento religioso dos espanhóis.

A denúncia apresentada por um porta-voz da plataforma na Corregedoria Geral do Estado indicou que ambos eventos revestem os típicos caracteres de um delito contra os sentimentos religiosos, provocação à discriminação, ao ódio e à violência por motivos referentes a crenças, definidos claramente no Código Penal vigente.

Do mesmo modo, o recurso vem acompanhado por uma exposição fotográfica realizada na cavalgada do Orgulho Gay deste ano em que se vêem exemplos destes ataques contínuos e com intenção ofensiva contra o sentimento religioso de muitos espanhóis.

Finalmente a denúncia apresenta pelo HO responsabilizou a FELTG de cooperar com estes propósitos ao organizar uma campanha criminalizadora em que vários representantes cívicos, políticos e religiosos eram assinalados como os culpados de todos os males do grupo homossexual.