A Conferência Episcopal Dominicana (CED) solicitou ao Governo cumprir com as promessas de oferecer serviços básicos como água, luz, saúde e educação à população que os necessita, porque "são direitos fundamentais de todo ser humano, sua vida, sua segurança e sua inviolável dignidade".

"Apesar das promessas e a angústia da população, não resolve o problema da energia elétrica; e nos inquieta que a educação continue sendo um problema nacional, devido ao insuficiente orçamento governamental", assinalam os bispos em uma mensagem emitida ao término da 44º Assembléia Plenária.

Do mesmo modo, advertem que a violência, física e verbal, está se tornando parte da cultura dominicana, porque "até os ladrões não sabem roubar sem assassinar". Nesse sentido, pedem que os crimes não fiquem impunes e que a luta contra as drogas esteja dirigida à raiz deste flagelo, que não é outra que "a desordem generalizada, pessoal, familiar, político, social, econômico e cultural".

"Em toda nação que se tome por civilizada o que deve imperar é a lei. E a lei deve ser expressão da justiça. E a justiça é respeito ao direito alheio. E são direitos fundamentais de todo ser humano sua vida, sua segurança e sua inviolável dignidade", recordam.

O Episcopado dominicano também exorta a sociedade a colaborar na solução para o problema educativo. Indicam que os sacerdotes abrirão escolas em suas paróquias onde não chegue a educação pública.

Com respeito ao Congresso que se instalará em 16 de agosto, a CED expressa sua esperança de que a nova composição parlamentar sirva para obter eficazmente o bem comum do país. Recordam às autoridades não devem aspirar ao poder pelo poder, mas sim para procurar o desenvolvimento integral do ser humano.