O Arcebispo de Pamplona e Bispo de Tudela, Dom Fernando Sebastián, lembrou que "sem uma família estável as pessoas, como a sociedade, perdem a confiança e a alegria de viver".

Em sua carta semanal, intitulada "Uma mensagem oportuna", o Prelado precisou que "o ser humano, sem a experiência básica de uma família bem construída em um amor verdadeiro, fica ferido para sempre", e por isso a família é o primeiro núcleo da sociedade e "um bem insubstituível para os filhos, um bem necessário para os povos".

Dom Sebastián explicou que o amor entre o pai e a mãe oferece aos filhos uma grande segurança e lhes ensina a conhecer e viver o amor verdadeiro.

Neste sentido, considerou que a tarefa maior das famílias é a transmissão da fé aos filhos e a formação de pessoas livres e responsáveis.

Entretanto, advertiu que as famílias não podem estar sozinhas. "A Igreja tem que lhes oferecer a possibilidade de unir-se e de ajudar-se no percurso de seu caminho humano e espiritual, social e apostólico. As paróquias e os movimentos ou associações familiares têm que sair a seu encontro", acrescentou.

Segundo o Arcebispo, em sua recente visita para presidir o V Encontro Mundial das Famílias, o Papa Bento XVI deu uma "mensagem de esperança a todas as famílias do mundo", com "seu estilo pessoal, feito de simplicidade, claridade, amabilidade e firmeza" que servirá para iluminar a quem se encontre no terreno movediço da dúvida" e "até pode fazer refletir a algum dos que pensam que o cristianismo ficou superado pelo velho laicismo que agora parece dominar e querer transformar nossa sociedade".