Cáritas Líbano declarou uma alerta humanitária ante o deslocamento de milhares de pessoas que fogem do conflito bélico desatado nos últimos dias e que temem “uma catástrofe sem precedentes”.

O Presidente e o Secretário Geral de Cáritas Líbano, Louis Samaha e Habib Hatem, remeteram a todas as Cáritas do mundo um comunicado que informa sobre dezenas de mortos e numerosos feridos produto dos bombardeios de Israel contra Beirute.

O comunicado sustenta que a população foge da cidade em busca de lugares mais seguros e a delegação de Saida já recebeu a cinco mil famílias deslocadas em centros de acolhida e colégios.

Ante as ameaças lançadas por Israel de novos ataques contra as populações situadas ao sul de Beirute, Cáritas Líbano espera “que tais ataques não se realizem, já que se trata de uma zona superlotada e existe um risco real de uma catástrofe sem precedentes".

"O medo e o temor dominam na população, que faz fila diante das estações de serviço, os fornos e os supermercados ante o temor de escassez de carburante, pão e mantimentos à vista do bloqueio imposto por Israel no porto e aeroporto de Beirute", adiciona o texto.

“Esperamos no fundo do nosso coração e rogamos a Deus que livre ao Líbano de novos sofrimentos", conclui o comunicado.