A Conferência Episcopal Equatoriana (CEE) exortou hoje a todos os cidadãos a viver a solidariedade com os danificados pela atividade do vulcão Tungurahua, que afetou as províncias de Tungurahua e Chimborazo, na zona central do país.

"É o momento de viver a solidariedade" intitula-se o comunicado no qual os bispos "diante dos requerimentos cada vez mais urgentes e numerosos" chamam " todos os católicos e pessoas de boa vontade para que ofereçam generosamente sua ajuda a favor dos atingidos pela erupção do Tungurahua".

A carta, assinada pelo Presidente da CEE e Bispo de Machala, Dom Néstor Herrera Heredia, adverte a difícil situação dos habitantes das zonas afetadas. "Cinzas, lava e pedras incandescentes destroem milhares de hectares de pastos, cultivos de cereais, leguminosas, hortaliças; começam a afetar as plantações de bananeira na província de Los Rios; famílias inteiras se vêem obrigadas a deslocar-se sem saber para onde ir e sem recursos para subsistir; já foram registradas as primeiras vítimas mortais", indica o texto.

Os prelados destacam a rápida ação da Defesa Civil e de organismos do Estado" e de "algumas instituições (que) começaram a solicitar contribuições para socorrer a estes irmãos que perderam todos seus bens e tiveram que ser evacuados para outros lugares".

Como parte da campanha para enfrentar esta emergência, os bispos equatorianos insistem em "apoiar com generosidade a coleta que se realizará no domingo 23 deste mês em todas as Igrejas, capelas, centros pastorais, centros de educação católica e celebrações religiosas em geral; entregar suas contribuições nas cúrias de cada província, as quais canalizarão esta ajuda aos danificados, através dos senhores bispos das diocese afetadas; e apoiar as campanhas que com esta finalidade realizam a Cruz Vermelha, o Jornal El Comércio e Cáritas Nacional".