A Conferência Episcopal Salvadorenha (CES) chamou a procurar soluções em comum acordo para os problemas do país para assim evitar episódios violentos como o de 5 de julho, em que dois policiais morreram ao enfrentar-se a tiros com estudantes que protestavam pelo aumento da passagem do transporte público.

"Os graves problemas econômicos e sociais e de convivência demandam um esforço em comum acordo e generoso para que o país que tanto amamos possa seguir em frente", assinala o comunicado do CES, lido pelo Arcebispo de San Salvador, Dom Fernando Sáenz Lacalle.

O Prelado expressou que como Igreja "acompanharam com orações às vítimas e familiares". "Também oramos pela pátria que não consegue atingir plenamente o dom preciso da paz, já que compartilhamos os sentimentos da grande maioria dos salvadorenhos que desejam viver em uma sociedade sem violência", indicou.

Depois de lembrar o alto índice de violência que existe no país, o texto exorta os fiéis a unir a oração à ação e a converter-se em "artesãos da paz".

"O primeiro passo deve ser dado por cada um dos dois blocos, em primeiro lugar, não se enfrentando. A melhor maneira é deixar de se confrontar e é a melhor maneira de poder reunir-se depois, sem ter recentes feridas no coração", expressam os bispos.

Depois do enfrentamento entre policiais e estudantes aos subúrbios da Universidade de El Salvador, porta-vozes da Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional (FMLN) e do partido oficialista ARENA se lançaram mútuas acusações. O primeiro é acusado de ter ligações com o terrorismo, enquanto que o segundo é acusado de exercer "medidas repressivas contra o povo".