A organização Cáritas Internationalis fez um chamado ao "imediato cessar fogo e sentar-se na mesa de negociações", diante da onda de violência no Oriente Médio dos últimos dias.

"Os bombardeios indiscriminados e a tomada de reféns são contrárias à moral e às leis humanitárias e princípios", indica uma declaração da organização relançada hoje pela Cáritas Jerusalém.

A organização faz um chamado a "pôr fim a toda violência e iniciar negociações construtivas que desemboquem em soluções a longo prazo. As leis humanitárias internacionais estabelecem que os estados e as autoridades devem proteger os civis capturados em conflito, permitir o acesso livre às agências humanitárias para proporcionar ajuda aos afetados e assegurar que os ataques não se dirijam a alvos civis".

"A Cáritas acredita que a paz é possível no Oriente Médio, e urge à comunidade internacional e aos líderes políticos a manter as leis internacionais e ajudar as pessoas de Israel, Palestina e Líbano para que estejam fora desta guerra".