65,1 por cento de palestinos está a favor de restabelecer as negociações de paz com Israel, conforme indica uma pesquisa realizada pelo Centro Palestino para a Opinião Pública (PCPO).

Além disso, 96,3 por cento quer que se resolva o problema dos detidos israelenses em troca de algumas vantagens; enquanto que 47,2 por cento favorece sua libertação em troca das mulheres e crianças que estão encarceradas nas prisões israelenses.

Os resultados desta pesquisa aparecem quando o conflito entre israelenses e palestinos se estendeu ao Líbano e já causou numerosas baixas civis.

Além deste assunto, a pesquisa também projetou a perspectiva de quem vive nessa zona sobre suas condições de vida. 76,8 por cento dos entrevistados se mostrou preocupado com "seu futuro e o de suas famílias". Sobre o assunto, 48, 6 por cento dos palestinos acredita que o atual embargo dos territórios "deve ser substituído por um governo nacional unido", enquanto que 24,8 por cento considera que "Israel deve ser reconhecido".

No plano político, 74, 9 por cento de entrevistados é contra a renúncia do Presidente Abu Mazen, enquanto que 58,5 por cento se manifesta contrário à renúncia do Hamas.

A pesquisa realizada pelo PCPO considerou uma amostra de 1.050 pessoas residentes em Gaza, leste de Jerusalém e Cisjordânia.