O Bispo de Cancún Chetumal, Dom Pedro Pablo Elizondo Cárdenas, assinalou que as autoridades têm a obrigação de aplicar toda a lei no caso do empresário hoteleiro Jean Succar Kuri, extraditado nas últimas horas por denúncias de pederastia, entre outros possíveis crimes.

"A Igreja sempre procura que se observe a justiça e que se tomem as medidas justas, que se aplique a lei para que na sociedade não se permitam abusos nem coisas que prejudiquem os cidadãos; a Igreja tem uma missão de prevenção, e a missão do governo e da autoridade é administrar a justiça", indicou o Bispo.

Do mesmo modo, reiterou que a Igreja Católica espera que neste caso haja uma "lição" de parte das autoridades e que se trabalhe na prevenção, educação, vigilância e atenção nas famílias para evitar novos abusos.

O empresário mexicano-libanês se refugiou nos Estados Unidos. depois de dois anos de processo de extradição chegou ao país para ser processado por corrupção de menores, violação qualificada, abusos desonestos e pornografia infantil, além de uma investigação prévia por lavagem de dinheiro.