O Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos organiza o seminário "A busca da unidade dos cristãos: a situação atual", que se realizará de 17 a 21 de julho em Seúl, Coréia do Sul.

Organizado também pelo Departamento para as Questões Ecumênicas e Inter-religiosas da Federação das Conferências Episcopais da África e a Conferência Episcopal da Coréia do Sul, o evento tem entre seus objetivos "dar a oportunidade aos bispos da Ásia e a outros operadores ecumênicos de refletir sobre as relações ecumênicas em seus países e pôr em destaque enfoque pastorais oportunos, principalmente no que se refere ao pentecostalismo", conforme informa o dicastério.

O seminário de Seúl contará com a Presença do Presidente do Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos, Cardeal Walter Kasper, e se enquadra na série de seminários que procuram confrontar diversas questões centradas do ecumenismo. Os dois primeiros se celebraram em julho de 2005 no Quênia e Senegal para aprofundar sobre a complexa situação desse tema na África, enquanto o celebrado no Brasil se centrou na expansão do pentecostalismo no país.

"A iniciativa dos seminários obedece à necessidade, manifestada pelos bispos, de encontrar uma resposta pastoral aos desafios emergentes, sobretudo o rápido crescimento dos novos movimentos religiosos (pentecostais, evangélicos e carismáticos)", explica o comunicado.

As datas do seminário de Seúl foram escolhidsas para que coincidissem com as da Conferência Mundial Metodista (20-24 de julho), que segundo as previsões, deveria aderir-se à Declaração Conjunta sobre a Doutrina da Justificação assinada em 1999 pela Igreja Católica e a Federação Luterana Mundial.