As agências católicas de adoção da Inglaterra, que permitem que mais de 200 crianças por ano encontrem um lar que os acolha, poderiam ver-se forçadas a fechar se o Governo aprovar a lei que permitiria aos casais homossexuais adotar os menores com o argumento da "não discriminação".

Segundo o jornal The Telegraph, em uma declaração oficial, os bispos da Inglaterra e Gales informaram que, a menos que se faça uma exceção, as doze agências católicas seriam multadas de acordo com a nova lei se estas se negarem a dar crianças em adoção aos casais homossexuais.

Os prelados afirmam que as regulamentações que aparecem no projeto são limitadas e não distinguem entre "homofobia" e convicção religiosa. O projeto de lei sobre regulações de orientação sexual deve estar pronto para fins do outono inglês, propõe a ilegalidade da discriminação por orientação sexual.

A lei, que está projetada para fazer que os homossexuais não tenham negado nenhum tipo de bem ou serviço, "significaria que, no pior dos casos, as agências de adoção católicas teriam que fechar", finaliza a declaração dos bispos.