No primeiro Ângelus presidido neste ano no Vale d’Aosta, onde se encontra em descanso, o Papa Bento XVI recordou a festa da Virgem do Monte Carmelo e convidou os cristãos a recuperar o sentido da oração no silêncio.

"Por uma feliz coincidência, no domingo de hoje, 16 de julho, dia em que a liturgia lembra a Santa Virgem Maria do Monte Carmelo", disse o Pontífice.

"O Carmelo –descreveu-, alto promontório que se ergue ao longo da costa oriental do Mediterrâneo, à altura da Galiléia, tem numerosas grutas naturais, preferidas pelos eremitas. O mais célebre destes homens de Deus foi o grande profeta Elias, que no século IX antes de Cristo defendeu energicamente da contaminação dos cultos idolátricos a pureza da fé em e Deus único e verdadeiro".

O Papa explicou então que "inspirando-se na figura de Elias, surgiu a Ordem comtemplativa dos Carmelitas, família religiosa que inclui entre seus membros grandes santos como Teresa d'Ávila, João da Cruz, Teresa do Menino Jesus e Teresa Benedita da Cruz (no século, Edith Stein)".

"Os Carmelitas –continuou- difundiram no povo cristão a devoção à Santa Virgem do Monte Carmelo, apresentando-a como modelo de oração, de contemplação e de dedicação a Deus".

Bento XV concluiu orando: "À Rainha do Monte Carmelo desejo hoje confiar todas as comunidades de vida comtemplativa difundidas no mundo, de maneira especial as da Ordem Carmelita".

"Que Maria ajude a cada cristão a encontrar Deus no silêncio da oração", concluiu.