Depois do multitudinário V Encontro Mundial da Famílias (EMF) com o Papa realizado no final de semana passado, o Arcebispo de Valência, Dom Agustín García-Gasco, exortou nesta semana a "passar da alegria e a gratidão, à confiança e à ação".

Conforme informa a agência AVAN, na carta intitulada "A alegria da colaboração cívica", Dom García-Gasco assinalou que o EMF "propôs para a imensa maioria da sociedade valenciana um exercício novo de educação civil no compromisso pelo bem comum".

O Prelado descreve também como "Valência recebe estes dias os cumprimentos vindos dos lugares mais longínquos do mundo e em inumeráveis meios de comunicação, suscitando comentários elogiosos pelo sucesso da organização, pelo comportamento dos participantes e pelo serviço generoso e eficaz dos voluntários".

O Arcebispo destacou que o enorme bem obtido pelo EMF é fruto de múltiplos esforços e da generosa colaboração de muitos, por isso exortou a estender esse "esforço compartilhado" também a outros setores para abordar os problemas da juventude, da família, da educação ou da ação social com os mais desfavorecidos.

"O EMF –continuou o Prelado– nos transmite a alegria de uma grande meta conseguida entre todos, e principalmente pela ação, o entusiasmo e o compromisso dos voluntários e das famílias", destacando que os dez mil voluntários que participaram do evento "foram o melhor rosto da sociedade, o rosto da entrega, a imagem do serviço, a expressão da solidariedade".

Dom García-Gasco manifestou sua especial gratidão a todos os setores e pessoas que colaboraram desinteressada e generosamente para levar adiante um evento de tal magnitude; destacando "a lealdade da Televisão Valenciana com o acontecimento se faz cada dia mais evidente, sobretudo se comparada com a opção pela distorção e a deformação que caracterizou outros meios de comunicação".

Finalmente, o Arcebispo agradece ao Papa Bento XVI "por vir a Valência, à Espanha, e por ter convocado a um espírito de mútua cooperação, ratificado por seus gestos e suas palavras". Dirigindo-se a ele, finaliza o prelado sua carta: "Obrigado, Santo Padre! Sua presença e seu exemplo nos estimulou decisivamente para ser construtores de uma sociedade habitável, uma sociedade do amor, da família e da liberdade!".