A Conferência Episcopal a Índia (CBCI) lamentou os recentes atentados perpetrados em Bombaim através de uma declaração de seu Secretário Geral, Dom Estanislao Fernández.

"Condenamos fortemente estas ações. Nossa Conferência está fortemente desgostada pelo fato de que algumas pessoas queiram usar estes métodos extremos para resolver seus problemas, destruindo vidas inocentes e danificando a propriedade do estado", indicou o Arcebispo conforme reporta a agência Fides do vaticano.

Além disso, o Presidente da CBCI, Dom Fernando Capalla, declarou à imprensa que "o terror não pode encontrar lugar em uma sociedade civilizada. O recurso ao terror como meio para expressar qualquer queixa não é nunca justificável".

Em 11 de julho vários atentados devastaram Bombaim e Srinagar. Ocorreram sete explosões em diversos trens ferroviários de Bombaim que deixaram mais de 190 mortos e 700 feridos. Na cidade de Srinagar, Kashmir, explodiram quase simultâneamente algumas granadas que deixaram sete mortos e vários feridos.

Embora nenhum grupo terrorista tenha reivindicado os atentados, fontes judiciais consideram que os ataque sejam obra dos guerrilheiros separatistas de Kashmir, o grupo islâmico "Lashkar-E-Taiba" (LeT, "A armada dos puros"), ativo em território paquistanês.

O Cardeal Ivan Dias, Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, e Ex-arcebispo de Bombaim, enviou um telegrama de alento ao administrador da Diocese de Bombaim, Dom Bosco Penha.