Em relação a recente visita do Papa Bento XVI à cidade de Valência para o V Encontro Mundial das Famílias (EMF), o Bispo de Tarazona, Dom Demetrio Fernández, publicou um comentário sobre o encontro entre o Santo Padre e o Presidente Zapatero.

Dom Fernández indica que se tratou de um "encontro sossegado, que ambos classificaram de respeitoso e cordial por ambas as partes, em uma Jornada memorável para a Igreja universal, para a Espanha, para Valência. O Papa chegava à Espanha para presidir o V Encontro Mundial das Famílias, não tinham vindo a Valência por turismo, mas para dizer ao mundo inteiro quão bonita é a família segundo o projeto de Deus".

O Prelado considerou que, entretanto, o encontro entre o Papa e Zapatero tinha "discrepâncias de fundo, que só podem ser confrontadas com um profundo respeito mútuo e com a proposta firme das próprias convicções".

Dom Fernández ressaltou que "o Papa e a doutrina da Igreja convidam os católicos a viver o matrimônio segundo o projeto de Deus: um homem e uma mulher, estavelmente comprometidos e abençoados por Deus em seu amor humano, abertos generosamente à vida. E a Igreja convida os fiéis a levar sua concepção do matrimônio à vida pública e ao Parlamento; enquanto que Zapatero, desde sua ideologia laicista, prescinde de Deus e propõe as coisas como se Deus não existisse, e assim, prefere que a fé seja um assunto privado, sem incidência na vida social. Profunda discrepância que resolve no mútuo respeito, a pesar do choque frontal de ambas as concepções", explicou.

Por outro lado, lembrou que "o Estado está a serviço da sociedade, segundo o princípio de liberdade religiosa. A família é o primeiro bem social que deve ser protegido e promovido. A Igreja não quer impor nada a ninguém, e menos ainda a quem entende as coisas de outra maneira".

"Quando a partir dos meios do Estado -continuou- não se respeita o conceito de família que tem um grupo numeroso de cidadãos, estão violentando os fundamentos da convivência social e recortando a liberdade própria de um país moderno e livre. Quando desde tais meios se ridiculariza ou se obstaculiza a proposta cristã, está-se faltando ao mínimo respeito, que uns e outros reclamam para si".

Dom Fernández enfatizou que "a Igreja não pede privilégios, pede apenas poder exercer em liberdade a missão que Cristo lhe confiou", por isso pede reciprocidade neste respeito, quer dizer, pede ser respeitada e ajudada (não obstaculizada nem obstruída) no bem que propõe ao homem".

Para concluir sua mensagem, o Bispo de Tarazona opinou que "nunca o preço dessa paz pode ser o silêncio ou a dissimulação da beleza da família, tal como se mostrou estes dias em Valência, em torno do Papa Bento XVI", concluiu.