Por ocasião da celebração do Dia da Independência argentina, o Arcebispo de Corrientes, Dom Domingo Castagna, lembrou a seus compatriotas que "existe um campeonato que pode ser alcançado com apenas se propor: o da honestidade".

"A Argentina manifestou uma notável capacidade para lutar no esporte. Poderia ter sido campeã no mundial da Alemanha. Nem sempre dá, apesar das qualidades e o severo treinamento", assinalou o Arcebispo.

Entretanto, esclareceu, "existe um campeonato que pode ser alcançado com apenas se propor, o da honestidade, o da coerência com os valores teoricamente sustentados, o da tolerância, o do respeito a todos os direitos humanos, o da autêntica luta pela saúde, a educação e o trabalho digno, o de políticas do bem comum que não exclua a ninguém por razões econômicas, ideológicas e raciais, o de uma justiça livre de influências que atira aos inocentes e ponha em seu lugar aos delinqüentes".

O Arcebispo de Correntes especificou que "de um tal campeonato surge um povo grande e respeitável, não assim de uma simples competição esportiva".

Igualmente, destacou que "a fé contribui decisivamente à conformação de uma nação digna do respeito e da admiração de outros povos e nações" e que o mal que prevalece no mundo é a debilidade na fé, ou sua absoluta ausência, "essa fé que foi desprezada como anti progresso, a de nossos próceres que, com seus mais e seus menos, sonharam e lutaram até morrer por fazer esta Pátria".

"Refiro-me à fé religiosa, substituída e minada agora pela debilidade moral e a teimosia das ideologias. Porque os intentos indissimulados por desacreditar à Igreja, além das debilidades e incongruências de poucos de seus membros, encobrem a intenção de lavar dos corações de nossos concidadãos a fé religiosa presente desde seus berços", precisou o Prelado.