O Presidente da Conferência Episcopal Chilena (CECH), Dom Alejandro Goic Karmelic, exortou à solidariedade neste "momento de aflição para tantas pessoas que perderam familiares, seres queridos e bens materiais" devido aos temporais que deixaram milhares de danificados no país.

O também Bispo da Rancágua indicou em sua declaração intitulada "Ao coração solidário do Chile" que "nas últimas horas foram testemunhas de cenas dolorosas, e também de situações de vida e de morte que nos aproximam de Deus e que nos unem em um sentimento comum de irmãos, e de agradecida admiração para quem se entrega a serviço dos demais, especialmente os mais pobres".

Dom Goic afirmou que também faz falta a ajuda de voluntários nas paróquias. "A palavra afetuosa, a presença próxima, são tão necessárias quanto os recursos e os materiais", acrescentou e chamou a antecipar a ação do Mês da Solidariedade, que se celebra em Agosto, por ocasião do aniversário da morte de Santo Alberto Hurtado e encomendou a Nossa Senhora do Carmo, Padroeira do Chile, as pessoas que faleceram e a seus familiares, e a todos os que sofrem esta tragédia.

"Que em meio à chuva, o vento e o frio façamos brotar solidariamente a candura de nosso amor solidário, tal como faria Cristo em nosso lugar", concluiu.

Cáritas alenta à solidariedade

Por causa do mau tempo que atinge o país das regiões V até a X, deixando já um elevado número de atingidos, as Cáritas das zonas mais afetadas se preparam para receber contribuições em dinheiro e espécies.

Na diocese de Concepción, foi disponibilizada para quem desejar colaborar, a conta Nº 225-10596-09 do Banco do Chile, em nome da Caritas Diocesana, para ajudar aos mais de 20 mil danificados da região. A diocese de Los Angeles também abriu uma conta para poder contribuir solidariamente: Nº 2100018-3 do Banco do Desenvolvimento, em nome da Caritas Chile. Em Santiago, já estão se realizando ações para ajudar os danificados e se pôs a disposição dos que desejarem colaborar a conta Nº 00168181304 do Banco do Chile, em nome da Cáritas Santiago.

Para maior informação sobre o trabalho solidário da Cáritas diante desta emergência, acesse: http://www.caritaschile.org ou  http://www.iglesia.cl