A Diocese de Terrasa, na região espanhola da Catalunha, abrirá próximo seu Seminário Maior, na primeira inauguração de um centro como este em mais de cem anos de história catalã.

O Jornal La Razón informou que a jovem diocese de Terrasa, com apenas dois anos de existência é o cenário onde acontece este acontecimento, fruto do florescimento vocacional na região, indo contra a tendência dos últimos anos, nos quais, pelo contrário, vários antigos seminários foram fechados em dioceses catalãs.

O Bispo de Terrasa e Responsável pela Juventude da Conferência Episcopal, Dom Josep Ángel Saiz Meneses, assinalou que "a importância de abrir o seminário neste momento é extraordinária, e certamente irá propiciar um aumento nas vocações", e acrescentou que o centro de formação sacerdotal estará em pleno rendimento no próximo mês de setembro, com 20 candidatos para iniciar o curso.

Ao mesmo tempo, o Prelado destacou que "embora os tempos sejam difíceis pelo secularismo que vivemos, temos confiança em que o Senhor nos abençoará com muitas mais vocações".

A sede do Seminário será o mosteiro das freiras sanjuanistas de Terrasa, que foi recentemente transferido para Álava, cedendo o edifício.

"Foi algo providencial, porque neste seminário apostamos boa parte de nosso futuro", concluiu Dom. Saiz Meneses.