A Santa Sé anunciou hoje que o tema de reflexão escolhido pelo Papa Bento XVI para a 40° Jornada Mundial da Paz, a celebrar-se em 1 de janeiro de 2007, é: "Pessoa humana: coração da paz".

Este tema "expressa a convicção de que o respeito da dignidade da pessoa humana é uma condição essencial para a paz da família humana" assinala um comunicado dado a conhecer pelo Serviço de Informação Vaticano (VIS) que precisa que "a família humana se acha no caminho que leva a paz e à comunhão com Deus se reconhecida a dignidade transcendente de cada homem e de cada mulher".

"Hoje, possivelmente com a força persuasiva e com meios mais eficazes que no passado, a dignidade humana se encontra ameaçada por ideologias aberrantes, agredida por um uso equivocado da ciência e da técnica, contradita por estilos de vida incongruentes. Ideologias inspiradas no niilismo ou o fanatismo (materialista ou religioso) pretendem negar ou impor supostas verdades sobre a realidade, o ser humano ou Deus", continua a nota.

Ali se destaca deste modo que "a ciência e a técnica (a biomedicina em particular), freqüentemente, em vez de servir ao bem comum da humanidade são instrumentos de uma visão egoísta do progresso e do bem-estar" e se afirma que "a propaganda e a maior aceitação de estilos de vida desordenados e contrários à dignidade humana debilitam os corações e as mentes" até apagar o desejo de uma convivência ordenada e pacífica.

"Tudo isto representa uma ameaça para a humanidade, porque a paz está em perigo quando não se respeita a dignidade humana e quando a convivência social não procura o bem comum", assegura.

Ao final do comunicado se expressa que a Igreja "responde aos desafios do tempo presente com uma antropologia cristã fundada nos três pilares da dignidade, do caráter social e do obrar humano no mundo, que deve ser orientado segundo a ordem impressa por Deus no universo e na perspectiva de um humanismo integral e solidário que tende ao desenvolvimento de todo o ser humano e de todos os seres humanos".

"Toda ofensa à pessoa é uma ameaça à paz; toda ameaça à paz é uma ofensa à verdade da pessoa e de Deus: "A pessoa humana é o coração da paz!", conclui o comunicado.