O Arcebispo de Corrientes, Dom Domingo Castagna, exortou os fiéis a intensificar a ação evangelizadora frente a leis que são adversas à fé, porque "uma decisão parlamentar não transforma o erro em verdade" e "nem sempre o que é legalmente autorizado está moralmente permitido".

"Por isso sabemos –disse o Prelado–, há uma maioria de deputados dispostos a dar seu voto favorável à controvertida lei de ligadura de trompas e vasectomia". Indicou que embora muitos deles se digam católicos, atuam "de costas aos inconfundíveis ensinamentos da Igreja" sobre a defesa da vida. "O que acontece? Assiste-os um progressismo legítimo ou, simples e sinceramente, traem a fé que dizem professar?", perguntou Dom Castagna.

Explicou que "frente a leis adversas à fé, a Igreja deve intensificar sua ação evangelizadora, sem vãs interferências no político, até que os próprios crentes católicos e cristãos, que são maioria na Argentina, ponham de manifesto a inutilidade prática de tais leis".

Por outro lado, o Arcebispo se referiu às multitudinárias mostras de fé que se concentram cada ano em Luján, Itatí, Catamarca, San Nicolás e Salta. Entretanto, assinalou, estas contam com "uma tímida repercussão nos grandes meios de comunicação". Isto, perguntou, "É produto da insensibilidade religiosa de seus empresários e jornalistas? Ou responde a uma campanha orquestrada de ocultação e desprestígio?".