Depois de ficar "profundamente entristecido" pelas notícias dos atentados terroristas perpetrados ontem na Índia, o Papa Bento XVI assegurou a todos os afetados "sua proximidade espiritual na oração" ao mesmo tempo em que lamentou estes "atos insensatos contra a humanidade".

Assim deu a conhecer o Secretário de Estado Vaticano, Cardeal Angelo Sodano, através de um telegrama enviado em nome do Santo Padre às autoridades civis e eclesiásticas competentes por motivo dos ataques terroristas a oito trens em Bombaim que causaram, conforme informou hoje a polícia, 190 mortos e 700 feridos.

No texto, o Cardeal expressa que o Papa, "profundamente entristecido pelas notícias dos ataques terroristas em Bombaim, assegura a todos os afetados sua proximidade espiritual na oração".

Do mesmo modo, afirma que o Santo Padre "lamenta estes atos insensatos contra a humanidade e encomenda os numerosos falecidos ao amor misericordioso do Todo-poderoso, enquanto invoca sobre as famílias em luto e sobre os tantos feridos os dons divinos da fortaleza e o consolo".

As bombas explodiram nesta terça-feira durante 20 minutos em compartimentos dos trens locais, assim como em várias plataformas de estações em pleno horário de pico. A de ontem é a pior série de atentados registrada nesta cidade nos últimos 13 anos.