Em uma entrevista difundida pelo Diário Reforma, o conhecido literato de esquerda Carlos Fontes destacou a importância do "voto católico" nas eleições gerais do México que terminaram com a vitória do candidato oficialista Felipe Calderón.

Segundo Fontes, cuja falta de simpatia pela Igreja Católica é conhecida, "o catolicismo foi um fator incrivelmente importante para impulsionar a Calderón, do católico PAN, para a vitória".

Embora os bispos nunca apoiaram alguma candidatura no país, o laureado literato considerou que a vitória de Calderón "é um triunfo da Virgem de Guadalupe, Santa padroeira do México. Ela é a única realidade verdadeira no México. Ela é tudo no que a gente realmente acredita".

"A Virgem atrai a pessoas de toda a escala social. Os mexicanos mais pobres, eleitores naturais do López Obrador, confiam principalmente na Virgem. Até o grau em que Calderón foi capaz de apresentar-se como o candidato católico, ganhou. Em Califórnia, 57 por cento dos imigrantes mexicanos votou por Calderón católico", adicionou o escritor.