O Papa Bento XVI nomeou hoje Arcebispo coadjutor da arquidiocese de Arequipa, no Peru, Dom Javier Augusto del Rio Alba, até agora Bispo Auxiliar da diocese de Callao.

Dom Del Rio nasceu em Lima em 22 de dezembro de 1957. Graduou-se em Direito civil na Universidade Católica de Lima. Em 1986 ingressou no Seminário Maior do Caminho Neocatecumenal de Callao e foi ordenado sacerdote para esta diocese em 21 de novembro de 1992.

Em 1997 obteve a licenciatura em Direito Canônico na Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino, em Roma, e em 2001 se doutorou em Teologia dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana da mesma cidade.

Como sacerdote foi Professor no Seminário Maior do Caminho Neocatecumenal de Callao, pároco de María Auxiliadora", reitor do seminário diocesano.

A arquidiocese de Arequipa, com uma superfície de 26 mil e 306 quilômetros quadrados, tem uma população de 939 mil habitantes, dos quais 845 mil são católicos. A arquidiocese conta com 177 sacerdotes e 482 religiosos. O atual Arcebispo de Arequipa é Dom José Paulino Rios Reynoso.