Durante a Missa de encerramento da Peregrinação Européia de Jovens (PEJ 2004) em Santiago de Compostela, o Arcebispo de Madri e enviado especial do Papa João Paulo II, Cardeal Antonio Maria Rouco, ressaltou a importância de que a futura Constituição Européia faça alusão às raízes cristãs do Continente e afirmou que um projeto europeu “sem alma” terá “data inadiável de caducidade”.

Em sua homilia –diante dos três mil jovens que assistiram à Missa debaixo de uma forte chuva–, o Cardeal insistiu na repercussão dos valores cristãos na “gloriosa história” da Europa e destacou a necessidade de que o continente reconstrua sua identidade espiritual em um clima de pleno respeito às religiões e às genuínas liberdades”.

O Purpurado lembrou que estas mesmas palavras foram expressadas pelo Papa João Paulo II em 1982 e que “não perderam a atualidade, e sim ressoam com maior  urgência histórica e com desafio inadiável”.

Por isso, o Arcebispo exortou aos mais de 30 mil jovens que participaram da peregrinação –provenientes da Itália, Ucrânia, Rússia, França, Portugal, Polônia e Espanha– a que “assumam o desafio” de “edificar um futuro comum nesta nova e decisiva etapa da história da Europa”.

Por outro lado, o Cardeal expressou que para  os “homens de governo custa reconhecer a  evidência histórica e existencial das raízes cristãs que têm inspirado e alimentado a gênese da Europa e seu acontecimento histórico humano, cultural e religioso desde o princípio até hoje”.

Mais adiante o Arcebispo mostou sua convicção de que os jovens que participaram da PEJ 2004 obtiveram com esta peregrinação “a graça da conversão, uma fé renovada, o entusiasmo e a alegria por ter descoberto o amor de Deus que vence o pecado”.

O Cardeal Rouco referiu-se à próxima peregrinação de jovens que será em agosto de 2005 em Colônia (Alemanha), e afirmou que deve servir para fortalecer seu compromisso “com o anúncio, a celebração e o serviço do Evangelho de Jesus Cristo para que na Europa volte a renascer e florecer a verdadeira esperança”.

Finalmente, o Purpurado destacou  durante a PEJ 2004 a “compreensão positiva e ativa dos irmãos no Episcopado de toda a Europa e, sobretudo, o apoio espiritual e pastoral do Santo Padre João Paulo II”.

Na Missa esteve também presente o Arcebispo de Santiago de Compostela, Dom Julián Barrio, que assegurou que o encontro permite juntar-se a um horizonte esperançador “de uma Europa a  Caminho com os valores do Evangelho”.