O Papa Bento XVI nomeou nesta terça-feira, 11 de julho, Arcebispo de Piura e Tombes (Peru) Dom. José Antonio Eguren Anselmi, SCV, até agora Bispo Auxiliar de Lima.

O novo Arcebispo nasceu em Lima em 14 de junho de 1956. Cursou estudos na escola Imaculado Coração e em seguida no Colégio Santa Maria. Ingressou na Pontifícia Universidade Católica em que cursou Letras. Nesse tempo ingressou no Sodalício de Vida Cristã (SCV), sendo um dos membros da geração fundacional desta Sociedade de Vida Apostólica de direito pontifício.

Posteriormente cursou estudos de filosofia e teologia na Faculdade de Teologia Pontifícia e Civil de Lima.

No ano de 1982 residiu no Seminário Maior Bolivariano de Medellín, na Colômbia, e realizou estudos de especialização em Espiritualidade e Liturgia no Instituto Teológico Pastoral do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM).

Em 9 de julho de 1981 realizou seus compromissos perpétuos de plena disponibilidade apostólica no Sodalício de Vida Cristã. Foi ordenado sacerdote pelo então Arcebispo de Lima, Cardeal Juan Landázuri Ricketts, em 12 de dezembro de 1982. Esteve incardinado na arquidiocese de Lima até fevereiro de 2001, ocasião em que o Papa João Paulo II concedeu ao SCV a faculdade de incardinar a seus sacerdotes.

Depois de sua ordenação sacerdotal, Dom Eguren realizou diversos trabalhos de animação apostólica e espiritual no interior de sua sociedade de vida apostólica e desde 1985 até 1989 foi Secretário da Comissão para a Liturgia da Conferência Episcopal Peruana.

De dezembro de 1991 a fevereiro de 2002 foi pároco da Paróquia "Nossa Senhora da Reconciliação", em Lima. Em novembro de 2000 foi nomeado Vigário Episcopal, responsável arquidiocesano de Movimentos Apostólicos e membro do Colégio de Consultores da arquidiocese de Lima.

Em 16 de Fevereiro de 2002 o hoje Servo de Deus João Paulo II o nomeou Bispo Titular de Castello di Ripa e Auxiliar de Lima. Em 07 de abril de 2002, recebeu a Ordenação Episcopal de mãos do Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne na Basílica Catedral de Lima.

Como Bispo Auxiliar de Lima foi responsável pela Região Episcopal III, encarregado dos Movimentos Eclesiásticos e do Escritório de Pastoral, entre outras várias responsabilidades pastorais.

Dom Eguren sucede no governo pastoral da arquidiocese a Dom Oscar Rolando Cantuarias Pastor, cuja renúncia foi aceita pelo Santo Padre por limite de idade.

A arquidiocese de Piura e Tombes tem uma superfície de 33 mil e 510 quilômetros quadrados, uma população de um milhão 451 mil habitantes, dos quais são católicos um milhão 408 mil e conta com o serviço de 94 sacerdotes e 219 religiosos.

O novo Arcebispo de Piura e Tombes recebeu a notícia de sua nomeação na cidade de Roma, onde se encontra logo depois de ter assistido ao V Encontro Mundial das Famílias em Valência, por ser o atual Presidente da Comissão para a Família e a Defesa da Vida da Conferência Episcopal Peruana.