O Arcebispo de Barcelona, o Cardeal Maria Carles, anunciou que o médico e sacerdote catalão Pere Tarrés i Claret, conhecido como o “sacerdote dos pobres”, será beatificado no mês de setembro  na cidade italiana de Loreto.

O  Purpurado catalão declarou também que está previsto que a missa de beatificação tenha a presença do Papa João Paulo II.

Nos primeiros dias de abril, o Cardeal havia anunciado que a comissão de teólogos havia aprovado a causa de beatificação de Pere Tarrés e que se a comissão de cardeais a aprovasse, a beatificação se realizaria neste mesmo ano.

Pere Tarrés (1905-1950) foi médico e sacerdote da diocese de Barcelona. Exerceu a profissão de médico em Avinyó, Monistrol de Calders e no bairro de Gràcia de Barcelona e foi um dos fundadores da Federação de Cristãos de Catalunha.

Exerceu sua profissão no exército republicano durante a Guerra Civil espanhola depois de ter sido perseguido por sua militância católica. Terminado o conflito ingressou no seminário de Barcelona e em 1942 recebeu o sacramento da ordem. Foi diretor do Secretariado diocesano de Beneficência -da qual nasceria Cáritas- e fundador da Obra Benéfica Antituberculosa.