O Presidente da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), Dom Ricardo Blázquez, afirmou que a família é um âmbito insubstituível na evangelização e que "a transmissão da fé é a primeira tarefa e primordial problema da Igreja na Espanha".

"A família e a Igreja são inseparáveis para a tarefa fundamental de formar pessoas e transmitir a fé", assinalou o também Bispo de Bilbao em sua exposição "Transmissão da fé: aspectos teológicos", durante a terceira jornada do Congresso Teológico Pastoral do Encontro Mundial das Famílias (EMF).

Nesse sentido, assinalou que a família "é o âmbito insubstituível, norte e cabo também na evangelização. Se a família se desestabiliza, ficam seus membros às intempéries, perde a sociedade um pilar básico de estabilidade e a Igreja padece um profundo desarraigo".

Dom Blázquez explicou que na missão evangelizadora "nenhum cristão é sobressalente" e que cada um está chamado a ser testemunho "em sua vida concreta".

Por outro lado, o Prelado denunciou as tentativas dos que buscam desacreditar a Igreja apelando para textos apócrifos, como o evangelho de Judas, para "afirmar que seu descobrimento obrigaria a revisar tudo o que sabemos de Jesus" e que "o cristianismo transmitido pela Igreja ocultou coisas importantes".

"Não só as notícias históricas sobre Jesus estão contidas nos Evangelhos, de modo que se prescindíssemos deles quase não saberíamos nada sobre Ele, mas que além disso Jesus e a Igreja estão unidos por uma relação mais profunda, pois só à Igreja confiou Jesus seu Evangelho", afirmou.