O Presidente do Foro Espanhol da Família (FEF), José Gabaldón, convidou as famílias a se mobilizarem para proteger a instituição familiar de ataques como o "divorcio express" ou a equiparação das uniões homossexuais com o matrimônio.

Durante o Congresso Teológico-Pastoral que se realiza dentro do V Encontro Mundial das Famílias (EMF), Gabaldón lembrou a jornada de 18 de junho do ano passado em rejeição à lei que equiparou as uniões do mesmo sexo com o matrimônio. Disse que "um milhão de pessoas que se manifestam contra a lei" significou "um pronunciamento social multitudinário, correto, não agressivo, mas terminante em sua expressão".

Do mesmo modo, Gabaldón advertiu que "a uma larga e efetiva relativização do matrimônio através de modificações legais que o privaram de caracteres substanciais", segue atualmente uma "etapa de atuação sobre as normas do matrimônio, a cultura, a educação e a família". Nesse sentido, lamentou que os meios de comunicação só reflitam "as patologias familiares".

Depois de exortar a "lutar para mudar a consciência coletiva de família", Gabaldón explicou que o FEF é uma instituição que reúne mais de quarenta associações e federações com o objetivo de "ser um veículo eficaz para a formação e expressão da opinião sobre a família e sua defesa".