O Arcebispo de Santiago de Compostela, Dom Julián Barrio, chamou os 30 mil jovens que participam desde a Quinta-feira e até o Domingo na cidade jacobéia da Peregrinação Européia de Jovens (PEJ’04) a ser “os santos  do Terceiro Milênio”.

"A Igreja espera de vós que sejais os santos do Terceiro Milênio", exclamou Dom Barrio ao jovem e numeroso auditório reunido na Praça do Obradoiro no Ato de Acolhida e a posterior celebração eucarística com os milhares de jovens vindos de todo o mundo para o Ano Santo Compostelano.

Ao fazer este chamado, o Arcebispo compostelano lembrou as palavras do Papa João Paulo II, e disse que "seria um contrasenso contentar-se com uma vida mediocre, vivida segundo uma ética minimalista e uma religiosidade superficial".]

Dom Barrio também convocou os jovens à construção européia ao destacar que a Europa, "hoje mais do que nunca,  necessita de vós cheios de esperança. Estais chamados a ser  testemunhas de Cristo para uma Europa da esperança". Deste modo, o Arcebispo convidou sua audiência a levar a "bandeira da  paz" e de uma "convivência serena", onde a "sinceridade" e a "solidariedade sejam a moeda corrente".

Durante o Ato de Acolhida da Peregrinação Européia de Jovens (PEJ'04), Dom Barrio, acompanhado por mais de uma centena de Bispos como o Arcebispo de Sevilha, Cardeal Carlos Amigo, e o vice-presidente da Conferência Episcopal, Dom Fernando Sebastián, animou os jovens a não se esconderem, "como se  ser cristão fosse motivo de vergonha, ou motivo de marginalização".

De igual modo, “sabemos que a fé não se impõe, se propõe, mas os cristãos temos também  direito de ser respeitado quando fazemos uma leitura desde a fé de nossa realidade”, disse o Arcebispo aos jovens procedentes de toda a Europa que se reuniram na capital galega.

Ambiente de fé e alegria

Antes de iniciar o Ato, os jovens congregados no Obradoiro demostraram com cantos e coreografias que são uma juventude crente sem que isto lhes tire "um sentido alegre e gozoso da vida", tal  como destacou na Quarta-feira o Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio María Rouco Varela.

O ambiente festivo esteve presente até o final, em que os jovens entoaram o hino da PEJ'04, e apresentaram a exibição de fogos de artifício que encerrou o Ato de Acolhida.

A celebração juvenil continuará nos próximos dias com o festival musical Password no Monte do Gozo, a apresentação da obra “Santiago Boanerges, el Trueno”, do quadro cênico  Mundo Novo de São Sebastião e outras atividades.

A PEJ’04 é um dos atos mais importantes deste Ano Santo em que os jovens peregrinos se preparam por meio de diferentes temas como “a busca de Deus de todo peregrino” e “o chamado à Santidade de todos os cristãos”, entre outros.