A Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) manifestou sua profunda preocupação pelo aumento da violência no país, especialmente em algumas regiões, por isso lançaram recentemente um comunicado intitulado "A justiça e a paz se abraçarão".

Conforme informa a agência Fides, os bispos brasileiros expressaram, que se já durante a 44º Assembléia Geral celebrada em maio, expressaram seu repúdio aos atos brutais de violência e ao crime organizado, nesta ocasião quiseram manifestar sua preocupação pelo aumento da violência em várias regiões do país, fazendo especial menção aos atos ocorridos em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia, Pará e Maranhão.

No comunicado, os prelados do Brasil manifiestam que "as constantes calúnias e ameaças de morte a pessoas de igreja, bispos e sacerdotes, religiosos e religiosas e líderes de movimentos populares trabalhadores nas regiões de Altamira, Santarém e outras, criam um clima de tensão e medo para noso povo pacífico e trabalhador. Diante desta situação, os bispos brasileiros apelamos às autoridades competentes para que tomem as  medidas oportunas e garantam a defesa dos direitos de  todos".

Finalizam o comunicado reafirmando sua reprovação a todas as ameaças de morte e de violência e apoiando com vigor àqueles ameaçados e a todos os que dão testemunho do evangelho no dia a dia, "porque estamos seguros de que a verdade, a justiça e o amor são mais fortes que o medo, a dúvida e a mentira", indicaram os bispos.