O Arcebispo de Toledo e Primaz da Espanha, Cardeal Antonio Cañizares, afirmou nesta manhã que o Papa Bento XVI animará em Valência às famílias do mundo para que "estejam menos acovardadas do que estão".

Bento XVI "vai nos dizer que não tenhamos medo, que vivamos com toda liberdade a verdade da família, assentada sobre o amor autêntico", indicou o Cardeal após oferecer sua exposição no Congresso Teológico-Pastoral que faz parte do V Encontro Mundial das Famílias (EMF), cujas atividades finais serão presididas pelo Pontífice neste final de semana.

O Cardeal Cañizares conversou com a imprensa e segundo a agência AVAN, expressou seu desejo de que a próxima visita papal favoreça "mudanças legislativas" em matéria de família na Espanha. Entretanto, esclareceu que o objetivo principal da viagem papal é "confirmar" os peregrinos no valor, a verdade e a beleza da família, e dizer-lhes que não estão sozinhos".

Em sua exposição desta manhã, o Arcebispo de Toledo animou as famílias a recuperar "a confiança em si mesmos" como instituição educadora apesar dos "muitos preconceitos" que se difundem sobre sua capacidade e de quem quer confiar sua missão a "outras instituições".

O Cardeal Cañizares lembrou que "a família cristã tem suficientes recursos para sair ainda melhorada da crise que atravessa" e "tem recursos para dar ao homem o que não pode dar nenhuma outra instituição simplesmente humana". Em uma sociedade "desagregada e fragmentada", a família é primeira e fundamental escola de humanização, como comunidade de amor", lembrou.

Para o Arcebispo, a família é "um dos poucos redutos que restam onde a humanidade do homem pode crescer" e precisou que "a família cristã deveria ter clara consciência disso e não andar tão acovardada nem renunciar sua missão".