O Papa Bento XVI nomeou o Pe. Manoel Delson Pedreira da Cruz, O.F.M.Cap., bispo da Diocese de Caicó, RN.

Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz era até hoje Definidor Geral de sua Ordem para América Latina junto à Cúria Geral dos Capuchinhos em Roma, Itália. O novo bispo nasceu em 10 de julho de 1954 no município de Biritinga, Estado da Bahia, arquidiocese de Feira de Santana, hoje Diocese de Serrinha.

Cursou o primeiro e o segundo grau em Feira de Santana. Cursou Filosofia e Teologia no Seminário São Francisco de Assis em Nova Veneza (SP), concluindo no Instituto de Teologia da Universidade Católica de Salvador da Bahia. Obteve a Licenciatura em Letras pela Universidade Católica de Salvado (BA). Sucessivamente se especializou com o Mestrado em Ciência da Comunicação Social em Roma, na Pontifícia Universidade Salesiana.

Entrou no Seminário Menor dos Capuchinhos de Feira de Santana, em 1967, onde fez também o postulantado. Fez o ano canônico do Noviciado na cidade de Vitória da Conquista (BA), em 1974. Emitiu a primeira profissão religiosa aos 15 de janeiro de 1975 e a Profissão Perpétua aos 17 de janeiro de 1978.

Foi ordenado Sacerdote em 1980 em Feira de Santana (BA). A diocese de Caicó tem uma população de 266.000, dos quais são católicos 253.000. Conta com 36 sacerdotes, 76 religiosos e 17 diáconos permanentes.