Especialistas de todo o continente se reúnem nesta capital por ocasião do Congresso Continental de História Cultural da Igreja na América Latina, convocado pelo Conselho Pontifício da Cultura, que preside o Cardeal Paul Poupard.

Segundo o Cardeal, o encontro responde à conveniência de propor uma leitura científica mais integral da história cultural da Igreja na América Latina, cujas riquezas superam o estreito esquema: opressor/oprimido"; depois de constatar "a necessidade de um profundo estudo histórico, que integre as relações históricas entre pastoral e culturas na América".

O Cardeal Poupard explicou que "o estudo oportuno, necessário e prioritário dos elos históricos entre a vida da Igreja e as culturas da América, constitui um lugar de comum interesse e cooperação".

O evento, que termina amanhã, dia 5 de julho, reuniu em Lima destacados especialistas como o Padre Bernard Ardura, Secretário do Conselho Pontifício da Cultura, e o Pe. Javier Magdaleno, oficial do mesmo dicastério.

Os 48 participantes procedem de todos os países da América Latina, à exceção de Cuba, El Salvador e Haiti. Os participantes foram nomeados pelas Comissões de Cultura das Conferências Episcopais de seus respectivos países.

Entre os temas incluídos no programa figuram a conferência do Padre Ardura sobre "A transversalidade histórica da cultura cristã como instrumento de evangelização e diálogo cultural", e a exposição do Prof. Pedro Morandé, Consultor do Conselho Pontifício da Cultura, sobre "O Concílio de Trento e a identidade barroca da América Latina".

Hoje, o Padre Fidel González Fernández, Professor de História Eclesiástica na Pontifícias Universidades Gregoriana e Urbaniana e Consultor das Congregações para a Evangelização dos Povos e para as Causas dos Santos, falou sobre "A vida da Igreja na América Latina durante o período independentista. O desenvolvimento cultural das Regiões"; e Dom Orani João Tempesta, Arcebispo de Belém do Pará, Presidente da Comissão Episcopal de Cultura e Comunicação Social do Brasil, abordou "O Concílio Plenário Latino-americano de 1899. A Colegialidade Episcopal latino-americana e a Modernidade".

Amanhã, Alfredo García Quesada, Consultor do Conselho Pontifício da Cultura, oferecerá uma conferência sobre "Antropologia e História…Do Vaticano II até hoje. Leitura antropológica da história contemporânea da Igreja na América Latina".