Em um comunicado emitido ontem, os bispos mexicanos reiteraram a necessidade de esperar que o Instituto Federal Eleitoral "defina claramente quem é o candidato eleito" e expressaram sua confiança em que os resultados estejam de acordo "ao que a maioria decidiu".

Na missiva intitulada "Democracia e Institucionalidade", os prelados precisam que "é o momento de confiar nas instituições e autoridades eleitorais. É a hora da legalidade".

O comunicado assinado pelo Presidente da Conferência Episcopal Mexicana (CEM), Dom José Guadalupe Martín Rábago, e o Secretário Geral da CEM, Dom Carlos Aguiar Retes, explica que "assim que o Instituto Federal Eleitoral declare o resultado oficial de quem tiver sido o ganhador, esperamos dos candidatos que não conseguiram o triunfo, que ajam com maturidade e amor pelo país, aceitando que poderão seguir colaborando com lealdade para o bem-estar da pátria de uma oposição responsável".

"Fica claro pelos dados da jornada eleitoral que o país necessita um governo de inclusão e plural que some as propostas coincidentes para garantir a governabilidade, a construção de acordos e sua execução", destacam os bispos mexicanos.

Para os prelados, "a jornada eleitoral foi um sucesso" e por isso exortam "a toda a cidadania a superar os sentimentos e paixões partidárias, próprios da luta eleitoral, e localizar as eleições como um processo de competência e seleção onde aceitemos os resultados oficiais, reconheçamos o ganhador, e nos disponhamos todos a colaborar com o novo governo para benefício da sociedade".