O Arcebispo de Toledo, Cardeal Antonio Cañizares Llovera, exortou os fiéis a elevar orações pela unidade, a liberdade e a democracia na Espanha, porque "amar a Pátria e rezar por ela" é um dever de todo cristão, tal como ensina o Catecismo da Igreja.

"Isto não é entrar em política alguma e menos ainda partidária. É um dever de caridade e tomara que, enquanto dure esta situação, todos oremos insistentemente pelas pessoas, pelos povos e as instituições democráticas da Espanha", afirmou o Cardeal em uma exortação pastoral.

No texto, o Primaz da Espanha disse que "não é segredo para ninguém que atravessamos uma hora crucial, um tanto ou bastante delicada em alguns aspectos importantes, e que necessitamos da ajuda de Deus, sem Ele nada podemos fazer".

Por isso, dispôs que "a partir de agora e até nova indicação", realize-se em todas as Missas a oração que "O Papa João Paulo II dispôs se fizesse em toda a Itália", quando a unidade deste país "corria riscos".

"Oremos pela Espanha: Para que as instituições democráticas e todo o povo fomentem na Espanha a verdade e a liberdade, a justiça e a paz, a unidade e a concórdia e o pleno reconhecimento dos direitos fundamentais de todos", expressou o Arcebispo de Toledo.

Do mesmo modo, informou que no próximo dia 25 de julho, solenidade de São Tiago Apóstolo, Padroeiro da Espanha, será dia de preceito "com todas suas exigências, exceto o descanso trabalhista". Pediu que "todas as Missas desse dia sejam celebradas pela Espanha.

Com respeito ao anúncio do Presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, de iniciar conversações com o grupo do ETA, o Cardeal Cañizares pediu aos fiéis não esquecer os ensinamentos da instrução pastoral da Conferência Episcopal Espanhola, "Avaliação moral do terrorismo na Espanha, de suas causas e conseqüências". "Aí encontramos luz ou iluminação moral para ajuizar os fatos da Doutrina Social da Igreja", afirmou.

O texto completo e a oração se encontram em: http://www.architoledo.org/arzobispo/cartas 2006.htm