O Papa Bento XVI enviou nesta tarde uma mensagem a Dom Agustín García Gasco, Arcebispo de Valência, no qual expressa sua paterna proximidade espiritual aos familiares e amigos das vítimas do acidente ocorrido no metrô de Valência, em que faleceram 30 pessoas.

"Ao conhecer com profundo pesar a triste notícia do acidente no metrô de Valência, que encheu que luto tantas famílias, ofereço sufrágios pelo eterno descanso dos falecidos e peço ao Senhor que conceda consolo e serenidade a quem chora a perda de seus seres queridos", inicia o Pontífice.

Em seguida, pede a Dom García-Gasco que transmita "meus mais sentidos pêsames aos familiares das vítimas e expresse os sentimentos de minha paterna proximidade espiritual aos numerosos feridos, ao mesmo tempo em que transmito a todos a confortadora Bênção Apostólica como sinal de fé e esperança em Cristo ressuscitado. Benedictus PP.XVI"

Conforme informa a agência AVAN, por sua vez, o Arcebispo de Valência decretou três dias de luto em todas as paróquias valencianas. O Prelado manifestou sua "profunda condolência e proximidade a todas as vítimas e seus familiares", e pediu a todos os párocos e reitores das Igrejas que elevem orações nas Missas pelos falecidos e feridos.

Depois se reuniu com os membros da Fundação organizadora do Encontro Mundial das Famílias no Palácio Arcebispal, onde decidiram suspender todos os atos festivos previstos para o EMF durante os mencionados dias de luto. O restante do programa do EMF será mantido conforme o programa estabelecido.