O Arcebispo de Valência, Dom Agustín García-Gasco, inaugura em horas vespertinas nesta cidade espanhola o Congresso Internacional Teológico-Pastoral sobre a Família por ocasião do V Encontro Mundial das Famílias (EMF Valência 2006) que contará com a presença do Papa Bento XVI nos dias 8 e 9 do presente ano.

No evento, ao qual assistirão um nutrido número de cardeais, bispos, teólogos, especialistas em educação, pastoral familiar e meios de comunicação, e representantes de diversos movimentos eclesiais de 30 países, serão abordados de 4 a 7 de julho temas relacionados com a família e se refletirá sobre como transmitir a fé no âmbito familiar.

Depois das saudações das autoridades civis e eclesiásticas responsáveis por Valência, o Arcebispo de Bolonha, Cardeal Carlo Caffarra, oferecerá um discurso sobre "Família e laicidade". Posteriormente, terá lugar a conferência inaugural a cargo do Cardeal Alfonso López Trujillo, Presidente do Pontifício Conselho para a Família.

Nas seguintes jornadas, especialistas analisarão a família desde os aspectos sociais, educativos, legislativos, demográficos, econômicos, jurídicos e bioéticos.

Na sexta-feira à tarde, o evento será encerrado com uma concelebração eucarística presidida pelo Prefeito da Congregação para os Bispos, Cardeal Giovanni Battista Ré.

Por outro lado, de 4 a 7 de julho se celebrará um segundo Congresso para os filhos, do qual participarão jovens de entre 16 e 25 anos, e cujo objetivo é analisar os problemas atuais e oferecer alternativas cristãs à cultura do ócio e do tempo livre. Por último, está previsto um terceiro Congresso dirigido aos idosos, sobre o papel insubstituível que desenvolvem em suas famílias, que será celebrado durante as tardes.

Veja o programa completo do Congresso Teológico-Pastoral em:

http://www.wmf2006.org/default.php?idioma=es&id_seccion=6&id_contenido=73