O Arcebispo de Valência, Dom Agustín García-Gasco, agradeceu ontem a colaboração dos dez mil voluntários do V Encontro Mundial das Famílias (EMF) e considerou que são "a melhor cara da sociedade: a cara da entrega, a imagem do serviço, a expressão da solidariedade".

Depois de manifestar que os voluntários do EMF também são "a prova de que o Espírito de Deus transforma o mundo", o Arcebispo indicou que "sem sua ajuda generosa seria impossível o feliz desenvolvimento" deste grande evento. "vamos viver dias estupendos; temos a alegria e a responsabilidade de receber o Papa e de servir centenas de milhares de peregrinos", indicou o Prelado aos dez mil voluntários que se reuniram para a Missa celebrada no pavilhão esportivo da Fonte de São Luis, em Valência.

"Não há tarefas mais relevantes que outras", prosseguiu, e explicou "com a contribuição de cada um na missão que lhe foi confiada, o conjunto do evento, estou certo, será um sucesso". "Já a partir deste momento, quero que saibam que seu Arcebispo conta com cada um de vocês e que lhes agradece pela colaboração que irão prestar, para que a verdade do matrimônio e da família chegue de Valência ao mundo inteiro, proclamada por Bento XVI", manifestou.

Do mesmo modo, animou os voluntários a descobrir a "vocação que Deus lhes encomendou para desenvolver na vida". O Senhor "pode lhes pedir a entrega generosa do coração na vida matrimonial para que construam uma família, eduquem a seus filhos e sejam construtores de uma sociedade livre, solidária, responsável" e " pode lhes pedir também que o sigam de outro modo: com a entrega generosa do coração pela causa do Evangelho".

Depois de advertir das seduções deste mundo que "impedem o seguimento total de Jesus Cristo" e depois de recordar que "muitos companheiros e seus amigos estão presos nas redes da indiferença religiosa, do consumismo, do hedonismo, do álcool, das desordens sexuais, dos paraísos artificiais da droga; por fim, dos ídolos do mundo", o Arcebispo explicou que os voluntários devem estar dispostos a "seguir o Senhor, qualquer que seja o intuito que tem para vós. Não fiquem na borda! Remem mar dentro!, como nos dizia nosso querido Papa João Paulo II".

Após fazer um chamado a apreciar a oração e "o diálogo íntimo com Jesus e, por meio dele, com o Pai", Dom García Gasco pediu aos voluntários que abram "seu coração a Deus. Deixem-se surpreender por Cristo. Dêem-lhe o direito de lhes falar".

Finalmente, o Arcebispo de Valência respirou a "escutar atentamente a chamada pessoal que Jesus Cristo faz a cada um sobre como ser suas testemunhas no mundo, sobre sua missão concreta na vida, sobre sua própria vocação".