Diante de milhares de peregrinos congregados na Praça de São Pedro a pesar do intenso calor romano, o Papa Bento XVI fez um chamado a renovar a fé dos adultos para que estes por sua vez possam transmiti-la às novas gerações.

Introduzindo a oração do Ângelus, o Santo Padre lembrou a proximidade do V Encontro Mundial das Famílias em Valência e, após afirmar que o primeiro encontro ocorreu em Roma em 1994, disse que "naquela circunstância o amado João Paulo II escreveu uma longa e emotiva meditação sobre a família".

Depois de citar os encontros de 1997 no Rio do Janeiro, de 2000 em Roma e de 2004 em Manila (Filipinas), o Pontífice ressaltou a importância que "também às famílias de hoje alcance o memorável chamado que João Paulo II lançou 25 anos atrás na Exortação apostólica Familiaris consortio: ‘Família, sê aquilo que és!’"

Em seguida, falou do tema do encontro em Valência: a transmissão da fé na família, afirmando que "em tantas comunidades hoje em dia secularizadas a primeira urgência para os crentes em Cristo é aquela de renovar a fé dos adultos, para que estejam em capacidade de comunicá-la às novas gerações".

"O caminho de iniciação cristã das crianças e dos jovens pode ser uma útil ocasião para os pais para aproximar-se da Igreja e aprofundar mais a beleza e a verdade do Evangelho", disse o Pontífice.

Deste modo ressaltou que "a família é um organismo vivente, no qual se realiza a recíproca circulação de dons. O importante é que não falte jamais a Palavra de Deus, que tem viva a chama da fé".

Referindo-se às palavras do sacerdote no Sacramento do Batismo: "Cuidem para seu filho, iluminado por Cristo, viva sempre como filho da luz", o Sumo Pontífice afirmou que "tal gesto deve ser precedido e acompanhado pelo compromisso dos pais por aprofundar o conhecimento da própria fé, revivendo a chama com a oração e a assídua prática dos Sacramentos da Confissão e da Eucaristia".

Terminadas estas palavras pediu à Virgem Maria para o bom êxito do Encontro em Valência, rezou o ângelus e cumprimentou os diversos grupos presentes.