O Bispo de Spis (Eslováquia), Dom Frantisek Tondra, precisou que a defesa dos valores do Evangelho frente à crescente influência do liberalismo ocidental é "uma tarefa muito importante da Igreja".

Durante sua visita à sede da organização internacional Ajuda à Igreja que Sofre, o também Presidente da Conferência Episcopal Eslovaca disse que "o liberalismo, que desempenha um papel predominante nos meios de comunicação eslovacos, está corroendo os valores cristãos, os valores da família e os valores da vida na opinião pública, em especial, através das televisões privadas e alguns dos jornais de maior difusão".

Entretanto, Dom Tondra indicou que "também há meios de comunicação católicos: em maio de 2006 foi criado, em cooperação com os católicos tchecos, o canal de televisão católico Noé. Além disso, o semanário católico eslovaco Katholicke Noviny (Notícias católicas) vende uma média de 80 mil exemplares".

Ao referir-se à entrada da Eslováquia para a União Européia (UE), o Bispo de Spis assinalou que "em princípio, é algo positivo. Entretanto, os círculos liberais estão pressionando o Estado para que legalize a eutanásia e as uniões civis entre homossexuais, sob o pretexto de atuar conforme com as regulações da UE".