O Bispo de Gualeguaychú, Dom Jorge Lozano, disse que não compete à Igreja "dar a solução", mas sim esta deve provir dos governos argentino e uruguaio; no assunto das indústrias papeleiras construídas na fronteira de ambos os países.

"Nosso campo de ação está ligado às atitudes, a busca de fraternidade e nos dispor para o diálogo, mas as soluções têm que vir por parte dos governos", precisou o Prelado argentino ao informar que acompanharão as reuniões entre argentinos e uruguaios para tratar o assunto das papeleiras.

Do mesmo modo, disse que "está previsto nos encontrar com (Dom) Pablo Galimberti em um par de semanas por uma tarefa social, e certamente conversaremos sobre o tema das papeleiras. Nas próximas semanas também vamos nos reunir com o Bispo de Mercedes para tomar uns mates e falar a respeito". "Deixou-se passar muito tempo e à medida que o tempo passa as coisas se solucionam por decantação ou vão se afiançando nas posturas", acrescentou.

Além disso, comentou que Gualeguaychú, "está preocupada com os diversos setores: do turismo à apicultura; as pessoas sentem que estão em risco o que construíram e isto causa angústia e insegurança".

"O conflito vai continuar além da medida cautelar, além do que irá decidir a corte, a este conflito é preciso buscar, além disso, instâncias locais", concluiu.