Ao presidir nesta segunda-feira na Catedral de Almudena a Missa em honra de São Josemaria Escrivá de Balaguer, o Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio María Rouco Varela, destacou o grande amor a Deus e à Igreja do santo fundador do Opus Dei.

Ao celebrar os 31 anos do trânsito de Escrivá, o Cardeal destacou "a necessidade urgente de voltar a meditar sobre a Igreja da mão dos bispos e de São Josemaría".

"Sem Deus não haveria felicidade. São Josemaría deu exemplo mediante seu grande amor a Deus e sua entrega. Ele sensibilizou o homem para ser de novo filho e chamar Deus ‘Abba’, ‘Pai’", destacou o Arcebispo de Madri.

Durante sua homilia, o Cardeal anotou que "o homem só se salva quando chama deus ‘pai’" e afirmou que o santo fundador foi salvado pelo amor de Deus ressaltando que "não há caminho de salvação se não ser através da Igreja".

Mais adiante, o Cardeal destacou como uma das principais características de São Josemaría seu amor à Igreja. "Ele convidava a este amor em tempos onde a desafeição à Igreja não era nada raro, mas os tempos melhoraram depois do pontificado de João Paulo II e continuam com Bento XVI, mas ainda assim continua havendo problemas de não compreensão com a Igreja", afirmou o Cardeal.

Depois de indicar que "devemos responder com amor; o apostolado e a santidade deve ser a vocação de todo ser humano", o Cardeal convidou os fiéis a ir à Virgem Maria, "Mãe da Igreja e dos filhos de Deus". "Encomendamos a ele o Encontro em Valência, a Prelatura do Opus Dei para ser testemunhas do Evangelho, e que os homens possam chamar Deus Abba, Deus Pai".