O Presidente do Instituto de Política Familiar (IPF), Eduardo Hertfelder, afirmou que a presença do Papa Bento XVI em Valência para o V Encontro Mundial das Famílias, será um sopro de ar fresco que "lhes ajudará a cumprir sua missão e ser o germe que transformará a sociedade".

Em declarações à agência Fides, o Presidente do IPF disse que segundo as estimativas, em Valência se congregarão entre um e dois milhões de pessoas. "Uma verdadeira maré humana vai se encontrar em Valência", afirmou.

Para explicar o significado desta visita, Hertfelder lembrou o panorama "certamente preocupante" que encontrará o Papa. Disse que encontrará uma nação "cada vez mais velha", com menos jovens e crianças e com famílias cada vez mais rompidas. Acrescentou que o mais preocupante é o abandono e ataque que a família recebe do Governo espanhol.

"Mas junto a estes elementos negativos, o Papa vai se encontrar uma família espanhola ainda forte na Espanha que continua sendo (...) a instituição mais valorizada", afirmou.

Por isso, continuou, "o apoio rápido do Papa à família" vai servir "para interpelar nosso compromisso" em defesa de seus direitos e dignidade, destacando seu papel na sociedade atual.

Do mesmo modo, disse, os políticos deverão refletir "se suas atuações são de um verdadeira aposta pela família" e se ela "estiver dentro de suas prioridades políticas". Os meios de comunicação, acrescentou Hertfelder, deverão revisar se valorizarem e difundirem sua importância.

"A todos vai interpelar, ninguém ficará indiferente. E isso me faz ser muito otimista sobre o futuro da família. Estou convencido de que vai marcar um ponto de inflexão, um antes e um depois. E no momento que superemos a letargia - e já o estamos fazendo- a família cumprirá a missão para a qual nasceu e será o germe que transformará a sociedade", finalizou.