O Arcebispo de San Salvador, Dom Fernando Sáenz Lacalle, convidou aos salvadorenhos a unir-se à coleta de assinaturas para obter a ratificação de uma reforma constitucional que estabelece que o matrimônio é entre um homem e uma mulher.

Em declarações à imprensa, o Prelado destacou a importância de que "o matrimônio fique definido como a união de um homem e uma mulher, nascidos assim naturalmente, e também a necessidade de assegurar a impossibilidade em El Salvador de reconhecer matrimônios que não sejam verdadeiros matrimônios, que tenham sido celebrados no estrangeiro".

Esclareceu que "não é um ataque contra ninguém, contra nenhum grupo", porque no país há liberdade de associação; "portanto, podem se unir e conviver diversas pessoas, mas uma coisa é que convivam com todos seus direitos, e até pode haver uma regulamentação oportuna de reconhecimento, de compromissos, mas isso não é o matrimônio".

Depois de afirmar que "é muito importante que as reformas constitucionais que já estão aprovadas se reafirmem", assinalou que a iniciativa de reunir assinaturas não parte da Igreja mas sim de diversos setores da sociedade.

Em abril passado, a Assembléia Legislativa aprovou modificar a Constituição para especificar que o matrimônio é entre um homem e uma mulher. Entretanto, esta reforma só pode entrar em vigor se for ratificada pelo novo parlamento, que se instalou em 1 de maio, com uma maioria qualificada de 56 votos sobre 84.

Esta maioria só é possível com os votos da Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional (FMLN), que na legislatura anterior votou contra tal reforma. A modificação constitucional foi promovida pelo Partido Democrata Cristão (PDC), que iniciou uma campanha em todo o país para obter sua ratificação.