O Arcebispo de Antequera (Oaxaca), Dom José Luis Chávez Botello, pediu aos professores desse estado mexicano "decretar uma trégua no protesto que vêm protagonizando há vários dias para não afetar as eleições gerais do próximo domingo".

"A trégua seria uma mostra de sua boa vontade que contaria com o beneplácito e apoio de todos os bispos do Estado de Oaxaca e de toda a sociedade. Se não se acolher a proposta da Igreja, ficaria evidenciado que alguns grupos sujam o ambiente político e injetam preocupação em torno das eleições de 2 de julho", anotou o Prelado.

Dom Chávez indicou que é urgente "encaminhar e limpar o modo de governar em Oaxaca, tanto em nível estatal como dos municípios, assim como revisar a fundo a situação da educação na região".

Do mesmo modo, pediu ao governo do estado e ao magistério depor toda atitude de violência, repressão e posturas radicais, ao assegurar que "a Igreja rejeita decididamente essas vias para resolver os problemas sociais".

Recentemente, os professores de Oaxaca cessaram suas atividades para exigir melhores salários e mais atenção às escolas do estado, assim como a demissão do governador provincial, Ulises Ruiz, a quem acusam de repressão.