O Bispo de San Isidro, Dom. Jorge Casaretto, afirmou que "a mensagem do Evangelho é integral" e abrange todos os homens, a quem chama "a viver na dinâmica do desenvolvimento e o crescimento de todas suas capacidades e dons".

Em sua habitual coluna semanal, difundida por sua diocese, destacou a importância da Doutrina Social da Igreja (DSI), cuja leitura e reflexão pode nos ajudar a discernir "frente aos complexos acontecimentos que caracterizam nosso tempo", para que os homens possam olhar ao futuro com esperança e procurar juntos o bem comum.

O também presidente da Comissão Episcopal de Pastoral Social da Conferência Episcopal Argentina, reconheceu que embora a multiplicidade de temas que aborda a equipe que preside parecem não ter vínculo, "é a partir do Evangelho e da DSI que se obtém a integração dos mesmos, na busca dos ‘princípios de reflexão, os critérios de julgamento e as diretrizes de ação como base para promover um humanismo integral e solidário’".

"Para o homem de fé, é sabido que Jesus Cristo nos deu a vida nova que se alcança depois da morte, mas que ‘não está desvinculada desta vida e seus diversos âmbitos como o da economia e o trabalho’", afirmou.

Dom Casaretto indicou que os homens, renovados pelo amor de Deus, "são capazes de criar estruturas sociais novas" e de superar os conflitos com o diálogo. "Neste caminho, ou caminhamos juntos ou corremos o risco de nos perder em individualismos, egoísmos e divisões que nos enfraquecem e nos frustram como pessoas e como país", assinalou.